MÉTODOS DE PREÇOS
Tópico 1
Olá, estudante!
Neste primeiro contato abordaremos detalhes de “Custos Fixos e “Custos Variáveis”.
Para chegarmos a um preço justo e acessível ao nosso público alvo, faz-se necessário termos conhecimento de nossos “Custos Fixos”, aqueles que independem da quantidade de serviços realizados e ou da quantidade de produtos fabricados, bem como de nossos “Custos Variáveis”, aqueles que oscilam com as quantidades de serviços prestados e ou com as quantidades de produtos fabricados.
Como exemplos de “Custos Fixos”, podemos citar:
Mão de Obra Direta: Salários e encargos de colaboradores diretamente vinculados a produção de produtos e ou a prestação de serviços (empresas prestadoras de serviços como na área de construção civil).
Materiais Diretos: voltados para a fabricação de bens e a realização de serviços (madeiras e ferragens para a fabricação de móveis).
Na composição de “Preços” não podemos deixar de considerar os custos indiretos de fabricação (salário e encargos de supervisores das máquinas operatrizes).
Faz-se necessário também considerarmos as “Despesas Gerais” (Luz, água, aluguel) que são gastos, não diretamente ligados ao setor produtivo, para manter as atividades das empresas.
Faz-se necessário termos o controle dos “Custos” para podermos chegar ao preço final de nossos serviços e de nossos produtos, bem como antecipadamente viabilizarmos a aceitação dos mesmos no mercado competitivo.
O sucesso do lançamento de serviços e produtos, no mercado consumidor, depende de um controle rigoroso de nossos custos.
Obrigado por nos ter acompanhado neste nosso bate-papo; na sequência abordaremos o “levantamento do “Mercado Concorrente”.
Até lá!
Tópico 2
Olá, Estudante!
Antes do lançamento de uma prestação de serviço e ou de um novo produto, faz-se necessário um levantamento da qualidade da prestação de serviços e da qualidade dos produtos que nossa concorrente oferece ao mercado consumidor, bem como dos preços e das facilidades de pagamento que são oferecidos pela concorrência.
Importante também é oferecermos um atendimento diferenciado através de nossos canais de telefonia, telemarketing, chat, WhatsApp e mídia em geral.
Uma logística bem planejada, a manutenção de “Centros de Distribuição” bem localizados, para minimizar os “custos de transporte”, também são fatores importantes para garantirmos o sucesso de nossos serviços e produtos.
Obrigado por nos ter acompanhado neste nosso bate-papo; na sequência abordaremos a “Margem de Lucro”.
Até lá!
Tópico 3
Olá, Estudante!
Em um mercado “Capitalista”, todo o setor produtivo acrescenta em seus custos de serviços e produtos, um acréscimo de valor para a composição de seus “Preços Finais”.
Esse acréscimo nada mais é do que a “Taxa de Atratividade” que o investidor determina para seus investimentos; trata-se do retorno de seus “Capital Investido”.
Esse acréscimo percentual sobre os “Custos Totais” não deverá ser nem tão alto que tornará os preços finais de serviços e produtos não aceitos no mercado consumidor, nem tão baixo que não atraia investidores.
Obrigado por nos ter acompanhado neste nosso bate-papo; na sequência abordaremos a “Preço Final”.
Até lá!
Tópico 4
Olá, Estudante!
Revendo os Tópicos 1, 2 e 3 apresentados, verificamos que para o lançamento de um novo serviço e ou de um novo produto, bem como o lançamento de serviços e produtos em um novo mercado consumidor, faz-se necessário conhecermos com detalhes os custos que advirão desses lançamentos, os retornos que exigimos para nossos investimentos, a política de mercado de nossos concorrentes e a aceitação do mercado consumidor.
Obrigado por nos ter acompanhado na abordagem de um tema tão importante para o desenvolvimento das organizações e, portanto, da economia global. Em breve retornaremos com outros temas relevantes.
Até lá!
Professor Edison Pires